Suplemento permite reduzir pela metade o riscos de morte



a A

Suplemento permite reduzir pela metade o risco de morte para doenças cardíacas e pulmonares

Um estudo com o apoio financeiro da empresa Abbott, demonstrou que um suplemento nutricional especializado, rico em proteínas, vitamina D e HMB (um ingrediente que preserva os músculos), estaria associado a uma redução de 50% da taxa de mortalidade de pacientes idosos desnutridos que padecem de doenças cardíacas e pulmonares. Os pesquisadores a cargo do estudo NOURISH, indicaram que um de cada dois pacientes da terceira idade encontra-se desnutrido e não sabe, e destacaram que cuidar da nutrição dos pacientes é um fator fundamental para conseguir a recuperação dos doentes.

Participaram do estudo 625 adultos desnutridos com mais de 65 anos. Conseguiu-se reduzir em 50% a taxa de mortalidade dos pacientes que receberam o suplemento de nutrição, iniciando a redução da mortalidade aos 30 dias e continuando aos 90 dias posteriores à alta. Além disso, registraram-se melhoras no estado do peso corporal, estado nutricional e níveis de vitamina D entre 30 e 60 dias depois da alta, mas não se observou uma melhor taxa de reingresso hospitalar em comparação com o grupo de placebo.

Nicolaas E. Deutz, PhD do departamento de saúde da Universidade do Texas e autor principal do estudo, declarou: “Isto é uma prova a mais da necessidade de alterar o padrão de atenção e incluir a nutrição como parte integral do tratamento dos idosos – tanto com os analgésicos como as vacinas para a gripe – para ajudar aqueles que sofram ou tenham risco de sofrer desnutrição ou doenças crônicas”, ressaltou o especialista.

Refaat Hegazi, diretor Médico do Abbott e autor do estudo, apontou que: “Enquanto a prevalência da desnutrição é alta, a pesquisa demonstra que menos de 2% dos pacientes hospitalizados desnutridos recebe suplementos de nutrição oral especializada. A nutrição deve ser uma de nossas ferramentas essenciais para ajudar os idosos a viver por mais tempo e ter melhor qualidade de vida”.

Analisaram-se os efeitos do uso do Ensure Plus Advance, um produto que a partir deste ano estaria disponível nos Estados Unidos com um nome comercial diferente, e provavelmente estaria disponível em outros países nos próximos dois anos.

As provas realizadas demonstraram que o HMB ajuda a manter o tom muscular das pessoas à medida que envelhecem e, inclusive, permitiria minimizar a perda de massa muscular durante o repouso na cama.

Os estudantes de Gerontologia mantêm-se atentos às novas tendências em nutrição que permitam proporcionar melhores recomendações para obter uma adequada alimentação e nutrição das pessoas da terceira idade.

 

Fonte: Sociedad Española de Geriatría y Gerontología

Fotografia com licença Creative Commons: Jamiesrabbits

Matemática

Profissional com sólida formação em Matemática, acrescida de formação pedagógica consciente e crítica e de conhecimentos de informática que lhe possibilitam exercer o magistério com competência, qualidade, criatividade e ética nos ensinos fundamental e médio e atuar em outras áreas.

Detalhes »

Estatística com Ênfase em
Educação e Pesquisa Quantitativa

Educação Física

O Curso de Licenciatura em Educação Física habilita professores para atuar exclusivamente na Educação Física Escolar: educação infantil, ensino fundamental e médio. Nas aulas de Educação Física o professor desenvolve os conteúdos da cultura corporal como o esporte, a ginástica, lutas, dança e jogos.

Detalhes »