Dia Nacional da Consciência Negra 20 de novembro


05/12/2015 18h38

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Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no textoHistória do Quilombo de Palmares.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros doMovimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanacomo personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”

Administração

O curso de formação superior deve preparar o administrador para toda a gama de situações presentes no desempenho de suas funções, bem como proporcionar condições para uma formação integral e abrangente. A estrutura do curso da FALBE permite propiciar primeiramente uma fundamentação básica do conhecimento administrativo, em conjunto com a abordagem de disciplinas do campo conexo à administração, servindo para a construção de um referencial teórico e instrumental necessário ao desenvolvimento das outras etapas do currículo. Deve-se destacar que o currículo contém disciplinas de cunho marcadamente técnico (Administração Mercadológica, Administração da Produção, Administração de Materiais, Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos, entre outras), assim como disciplinas que buscam o desenvolvimento de habilidades conceituais, comportamentais e uma visão humanística (Filosofia e Ética, Responsabilidade Ambiental), favorecendo o alcance do perfil desejado. Sabe-se que muitos egressos buscam no curso de administração uma formação genérica que atenda as necessidades gerais de empresas e instituições. Sendo assim, esta linha de formação pode ser entendida como uma extensão da formação básica do aluno em administração.

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EDUCAÇÃO FÍSICA

Fisiologia do Exercício

Oportunizar aos egressos de cursos de Graduação em Educação Física e áreas afins, a oportunidade de continuar os estudos, aprofundar os conhecimentos e consequentemente favorecer o ingresso no mercado de trabalho. Trabalhar em parceria com organizadores governamentais e não governamentais em estudos e pesquisas; Manter acompanhamento e avaliação de projetos desencadeados nos cursos; Desenvolver, implantar e manter atualizado um sistema de informação nas áreas propostas; Preparar futuros candidatos ao Mestrado em educação Física.

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